Alunos de escolas municipais participam de atividades da Semana da Árvore
- Jornal Mauá Hoje
- 19 de set.
- 2 min de leitura
Mais de 150 crianças participaram no plantio; ação é realizada no Parque Ecológico Oswaldo Dias, no Jardim Guapituba

As comemorações da ‘Semana da Árvore’ são um excelente motivo para que a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, da Prefeitura de Mauá, reúnam centenas de alunos em atividades de plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no Parque Ecológico Oswaldo Dias, no Jardim Guapituba.
As atividades comemorativa tiveram início na segunda-feira (15/09) e participam as escolas municipais Guimarães Rosa, localizada próxima ao Parque, e Herbert de Souza, no Jardim Zaíra. Até nesta quinta-feira (18/09), mais de 150 alunos do Ensino Fundamental haviam participado. Nesta sexta-feira (19/09), turmas de 25 crianças terão atividades às 9h30 e às 14h30. Cada aluno ganha um desenho e um adesivo de ‘protetor da Natureza.’

“Tanto as crianças como os professores chegam encantados com o passeio. Eles falam das plantas, dos insetos, das cores. O grupo de ontem que foi até o parque, por exemplo, que foi ao Espaço Sensorial, ficou falando das pedrinhas, do silêncio, do cheiro das ervas. Eu acho que não é só a questão do plantar. É uma integração entre a criança e o meio ambiente. E eu tenho certeza que se muitos adultos tivessem sido educados dessa forma, com essa relação de prazer, de acolhida entre as árvores, com o verde, a gente não estava nessa situação de desmatamento, entre outras coisas. A preservação dos ambientes é importante, mas eu acho que a organização dele e o cultivo também é. Porque essa geração está crescendo no cimento, se não cultivar com cuidado mesmo, não seguirmos com as ações para o cuidado, seremos cada vez um ambiente mais cinza e mais poluído”, afirmou a diretora da Escola Municipal Guimarães Rosa, Paula Luzia da Silva.

A escola participante do plantio recebe uma placa de identificação com seu nome que é colocada perto das mudas plantadas pelos alunos. As mudas são das espécies jerivá, aroeira-pimenteira, ipê amarelo, canelinha, aroeira-salsa, cabeludinha, urucum, araçazeiro e pau-cigarra.
“O nosso objetivo é aproximar nossas crianças da Natureza, para que saibam os locais especiais que o município oferece, como o Parque Oswaldo Dias, e, principalmente, que tenham a experiência de contribuírem para a preservação do meio ambiente e possam compreender a importância de sua própria colaboração nisso”, afirmou o secretário-adjunto, Rogério Santana.










Comentários