‘Direção Defensiva’ é tema de palestra em parceria entre Prefeitura, Cofap e ETEC
- Jornal Mauá Hoje
- 18 de nov.
- 2 min de leitura
Mulheres são as que menos são quem menos se envolve em acidentes, segundo dados do Detran

O fato de 196 mulheres e jovens estarem presentes maioritariamente à palestra sobre ‘Direção Defensiva’, promovido pela empresa Cofap para estudantes da ETEC Mauá, reforça um provável motivo para que as estatísticas apontem que os homens são os maiores envolvidos em acidentes. O evento foi organizado pela Prefeitura de Mauá, Escola Técnica - ETEC de Mauá, pelo superintendente Jessé Gonçalves Fonseca e pela empresa Cofap.
Durante a palestra apresentada pelos profissionais da empresa Cofap, Luís Fernando e Marcelo Pavani, as participantes fizeram inúmeras perguntas e souberam os motivos para não apoiar o pneu na guia e fazer a troca regular do óleo para garantir manutenção adequada do veículo. Também foram relembradas sobre a proibição do beber e dirigir e do comer e dirigir, para que ambas as mãos se atentem ao volante.

“Esta atividade está relacionada às várias formas de proteger a vida das mulheres, incluindo no trânsito. É apenas um reforço, porque sabemos que os homens se envolvem mais em acidentes que as mulheres”, disse o prefeito Marcelo Oliveira, na abertura, como forma de romper preconceitos. O prefeito lamentou a frase “mulher ao volante, perigo constante”, reforçando que é importante que se conheça o veículo. “Um parafuso solto pode prejudicar muito uma família”, afirmou o prefeito, relembrando seu tempo de metalúrgica na empresa GM.

“A palestra é de prevenção, para romper barreiras simbólicas e emocionais, descontraindo preconceitos”, afirmou Pavani.
Um levantamento, do aplicativo ZigAuto em parceria com a Unicamp, baseado em dados da Secretária Nacional de Trânsito (Senatran), Detrans estaduais e IBGE, aponta que as mulheres tomam menos multas de trânsito, sendo 79% contra 21%. Além disso, o número de acidentes de trânsito envolvendo mulheres é menor do que em comparação aos homens. Confira:

• Engavetamento: Mulheres – 3.361 acidentes (24,1%), Homens – 10.582 acidentes (75,9%)
• Colisão Traseira: Mulheres – 40.182 acidentes (24,5%), Homens – 123.633 acidentes (75,5%)
• Capotamento: Mulheres – 7.750 acidentes (30,8%), Homens – 17.345 acidentes (69,2%)
• Atropelamento: Mulheres – 11.729 acidentes (29%), Homens – 28.709 acidentes (71%)










Comentários