Mauá antecipa comemoração ao Dia Mundial da Limpeza no Parque da Gruta
- Jornal Mauá Hoje
- 18 de set.
- 2 min de leitura
Objetivo é evitar o descarte irregular de resíduos em áreas públicas

Mauá realizou nesta quarta-feira (17/09) uma limpeza simbólica no entorno da Gruta de Santa Luzia, antecipando as comemorações do Dia Mundial da Limpeza, celebrado oficialmente em 20 de setembro e que faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). O município participa regularmente desta iniciativa desde 2022, com foco na conscientização sobre a preservação ambiental e a importância da limpeza dos espaços públicos.
Os resíduos recolhidos por estudantes que visitavam o Parque, foram encaminhados para triagem, com possibilidade de reciclagem em cooperativas e associações de coletores ou para descarte ambientalmente adequado. A ação fez parte da programação da Semana da Árvore no município.
No Parque Oswaldo Dias, entre os dias 15 e 21/09, está sendo realizado o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica por munícipes, dentro do projeto “Árvore da Minha Vida”, em que cada árvore recebe um nome e fortalece o vínculo afetivo entre o cidadão e a preservação ambiental.
No dia 20, em parceria com a empresa Braskem, haverá o plantio de mudas de árvores nativas também no Parque da Gruta de Santa Luzia, às 9h.

Já no dia 21/09 (domingo), Dia da Árvore, uma grande ação está programada para o Parque da Juventude, com o plantio de 71 mudas de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica. O número faz referência à idade do município, que completa aniversário em 08/12. A atividade começa às 14h30 e contará ainda com uma aula sobre plantas frutíferas nativas.
No dia 23/09 (terça-feira), às 9h30, será realizado o plantio do Ipê Roxo “Viva Maria”, cor que simboliza a luta pela igualdade de gênero e integra o programa municipal da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. A ação ocorrerá às margens do Córrego Pedreira Santa Luzia, na rua Hermínio Pegoraro, 1486, Jardim Itapark, com participação da indígena Maura Akambarete e das profissionais do Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM), que desenvolvem trabalho socioeducativo de prevenção e combate à violência contra a mulher.
Essas iniciativas estão diretamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial:
* ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
* ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima;
* ODS 14 – Vida na água;
* ODS 15 – Vida terrestre;
* ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.







Comentários