Prazo para disputar eleição dos conselhos gestores de unidades de saúde de Mauá termina em onze dias
- Jornal Mauá Hoje
 - há 6 horas
 - 2 min de leitura
 
Interessados precisam ser maiores de 18 anos e devem comparecer à unidade ou serviço de saúde da região onde reside com documento com foto

Maiores de 18 anos interessados em disputar vaga no processo eleitoral dos conselhos gestores das unidades e demais equipamentos municipais de saúde de Mauá têm até 14 de novembro para se candidatar e participar dessa importante instância de controle social e participação popular na gestão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Faltam apenas 11 dias para o fim das inscrições, as quais podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou serviço de saúde da região onde o candidato reside. É necessário apresentar documento oficial com foto no ato do registro. Conselheiros atuais podem disputar a reeleição, desde que não ultrapassem dois mandatos consecutivos.
A eleição será realizada no dia 29 de novembro e escolherá representantes da comunidade – usuários e trabalhadores do SUS – que atuarão lado a lado com a gestão municipal no acompanhamento, fiscalização e formulação das políticas públicas de saúde. Cada unidade elegerá dois titulares e dois suplentes, com mandato de dois anos.
Os conselhos gestores são compostos por representantes dos usuários, trabalhadores e gestores e abrangem todas as áreas da rede municipal, incluindo as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), o CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá), o CRSMCA (Centro de Referência da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), o CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação), o CRS (Centro de Referência em Saúde), o Hospital Nardini e o SAMU.
Segundo Kátia Navarro Watanabe, secretária adjunta de Saúde de Mauá, os conselhos têm papel decisivo na construção de uma saúde pública participativa e transparente. “Tudo o que é feito na saúde passa pelos conselhos. Este é um momento fundamental para fortalecer a participação popular na gestão da saúde pública, pois o SUS não funciona apenas com a gestão, mas com o envolvimento direto dos trabalhadores e a ação efetiva dos usuários”, afirmou.
O processo seguirá com nova etapa em 5 de dezembro, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes (região central da cidade),
quando serão escolhidos cinco conselheiros do segmento usuários para integrar o Conselho Municipal de Saúde, somando-se a representantes dos segmentos de trabalhadores, gestores, associações, sindicatos e entidades de ensino.









Comentários